Olá, pessoal
Essa frase parece um pouco sem sentindo, mas ela veio num momento interessante em minha vida. É normal que para que alguns de nós evoluam e cresçam emocionalmente tenhamos primeiro que sair do lugar nos faz mal. Às vezes, esse sair lugar é literal, como ir para uma outra cidade, ou as vezes é de um trabalho, relacionamento ou hábitos que nos prejudicam.
Contudo, nem todas as respostas estão nas mudanças externas que provocamos. Algumas delas se encontram onde nós estamos no momento. E aí veio a analogia das árvores. Elas crescem, tornam-se adultas e frutificam sem nunca mudar a paisagem do seu nascimento. Pois o que elas não têm em locomoção, elas compensam com adaptação.
Árvores crescem primeiro para baixo, antes de irem para cima. Onde estão, elas procuram primeiro algo que as alimentem no solo para então, em sua estação certa, produzir seus frutos, sua sombra e sua madeira. E qual é a beleza disso? É que se elas dependessem exclusivamente da mudança de ambiente para serem lindas, elas jamais seriam.
Elas dão seu jeito. Nem sempre é o melhor solo, nem sempre é a melhor água. No entanto elas dão seu jeito. E tudo começa dentro do solo, no invisível. E acredito que também sejamos assim.
Algo muda dentro da gente toda vez que decidimos nos adaptar e evoluir ao invés de reclamarmos somente do que nos é dado. São mudanças invisíveis aos outros, mas que para gente fazem todo o sentido.
Árvores criam raízes para serem autossuficiente. E sabe quais são as nossas? É a forma que pensamos. Onde estão enraizados seus pensamentos? Na dor do seu passado? Nos seus medos? Na sua forma distorcida de se ver? Ou quem sabe em um futuro que ainda nem existe?
Quer realmente crescer e evoluir? Mais importante que sair do lugar, é aprender a lidar melhor consigo mesmo.
Amadurecer não depende somente de onde você está ou com quem você está, depende também de aprender a lidar com seu próprio mundo invisível e com ele focar naquilo que realmente vai lhe dar frutos.
Escolha ver o lado bom da sua vida e de si mesmo.
Você vai crescer mais assim do que ficar obcecado pelo que ainda não tem ou viveu.
Até a próxima, pessoal
Psicólogo Luan Santana
CRP: 03/11290